Steemit, a rede social descentralizada que paga por curtidas

Hoje temos o monopólio do facebook, onde só ele dita as regras e nós temos que aceitar. Já imaginou, como seria bom se houvesse uma rede social, onde cada usuário pudesse ter o poder de voto e ainda ser recompensado por postar, curtir ou comentar em uma rede social? Pois é, essa rede  já existe e se chama steemit.

A steemir faz parte da steem, uma plataforma de recompensas baseada em blockchain para que os editores gerem receita com conteúdo e aumentem a comunidade. A steem não constitui apenas por uma rede social (steemir), mas de um ecossistema que forma também uma plataforma para vídeos (Dtube), live (Dlive), compartilhamento de fotos (Steepshot) entre outros. Porém, hoje vamos tratar da rede social steemir.

O que é steemir

A steemir é uma rede social baseada na tecnologia blockchain e descentralizada onde distribui seus lucros entre seus usuários. Cerca de 85% vai para os usuários da rede social e o resto é destinado para a manutenção da rede.As recompensas são pagas através do token steem (STEEM) ou steem dollars (SBD).

A rede foi construída em código aberto, onde qualquer um poderá consultar o código fonte da steemir sem restrição, por 24hm ao dia. Essa arquitetura torna a rede social mais confiável, deixando a transparente para a distribuição de sua receita e a forma que os usuários são promovidos.

página da steemir

Como funciona as postagens?

As postagens funcionam de forma similar ao facebook. O usuário poderá criar um conteúdo com textos, imagens e vídeos e adicionar apenas 5 TAGs. A primeira será a principal e não poderá ser alterada futuramente.

Todos os posts adicionados ao steemir, poderão ser alterados em até 7 dias. Após esse prazo, o conteúdo será registrado definitivamente na blockchain da steemir. Por isso devemos ter cuidado e revisar o texto antes que o prazo termine.

A parte boa em registrar em uma blockchain, é que você terá a garantia que ninguém poderá alterar o seu conteúdo.

Como criar uma conta na steemit

Antes de criar sua conta saiba que todas  também são uma carteira de token Steem (STEEM) e Steem Dollars (SBD). Sendo assim, ao criar uma conta na steemir, o usuário receberá uma chave privada (private key). Através dessa chave, você pode logar na conta da steemit e transferir suas altcoins para qualquer exchanger. Desde que aceitem o token Steem (STEEM) ou Steem Dollars (SBD).

Caso o usuário perca a sua chave, ele não poderá mais acessar a sua conta. Como não terá ainda a chance de recursar os seus tonkens contidos. Também é importante lembrar que qualquer pessoa com posse da sua chave privada, terá acesso total a sua conta.  Ele pode sacar todas as suas moedas que esteja armazenadas nela. Por isso, é muito importante que guarde sua chave em um lugar segura e não informe para ninguém.

Agora que você já está leu todas as informações descritas acima, poderá criar a sua conta. Faça isso através do site https://signup.steemit.com/.

O que são Steem, Steem Power (SP) e Steem Backed Dollar (SBD)

Steem

Steem é a moeda oficial da plataforma steemit, ela funciona como uma criptomoeda normal. Pode-se transferir para exchanger como polonix ou bittrex.  Ou ainda ransferir para uma carteira Steem ou fazer pagamentos dentro da própria steemit para outros usuários. Ao deixar seus ganhos em Steem, o usuário poderá aumentar os seus ganhos através da valorização da moeda ou perder caso ela se desvalorize.

Steem Power (SP)

Steem Backed Dollar

Quanto mais SP, mais influência você tem ao comentar e curtir uma publicação. No entanto cada interação dentro da rede social consumirá uma porcentagem do Steem Power. As contas começam com 100% de poder de voto. Porém, cada interação reduz o poder de voto e ele se reabastece ao longo do tempo. No entanto, isso leva cerca de 2 horas e meia para reabastecer o poder de uma única votação.

Steem Backed Dollar (SBD)

Ao contrário da Steem, a SBD foi criada para ser vinculada ao dólar americano. Dessa forma, ela não sofre grandes volatilidades como criptomoedas tradicionais. Porém é comum ver SBD um pouco abaixo ou um pouco acima do dólar. Com a utilização desse token, fica mais o usuário saber quando está recebendo por cada interação dentro da steemir. Lembrando que terá que descontar os 25% destinados a manutenção da própria steemir, para saber quanto vai receber por cada interação.

Vale a pena ter uma conta na steemir?

Já estou usando a plataforma steemir por algumas semanas e estou encantado. O modelo que a plataforma foi estruturada, possibilita que a steemir seja sempre melhorada pela comunidade. Como não gostar de uma plataforma criada em código aberto (open source) que utiliza a tecnologia blockchain para validar seus registros e sabendo que todas as decisões terão que passar por um consenso.

Não podemos afirmar se a steemir vai se tornar a principal rede social no futuro, mas o modelo de uma rede social descentralizada onde os usuários tem poder de voto, se tornará a principal plataforma em um futuro muito próximo.

Conheça e curta nossas redes sociais: 
Facebook – Twitter – Youtube – Instagram – Google Plus – Pinterest – Linkedin