Brasil não vai regular criptomoedas, diz presidente do Banco Central

Será realizado nesta terça-feira (20), em Buenos Aires, na Argentina, o segundo encontro do G-20, onde serão discutidos assuntos sobre a economia mundial e também criptomoedas. O Brasil participou do primeiro encontro representado pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajin, e pelo Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

presidente do banco cetral Ilan Goldfajin - moedas virtuais brasil
Presidente do banco Cetral – Ilan Goldfajin

Ilan disse em entrevista coletiva nesta segunda que o Brasil não vai regular moedas virtuais, como o bitcoin. Porém, as moedas serão vigiadas pelo país assim como outras nações vêm fazendo nos últimos anos.

Com o crescimento deste negócio, muitos países estão preocupados  pois são vários os depoimentos de fraudes no mercado de criptomoedas. O evento reúne 22 ministros de finanças, 17 presidentes de bancos centrais e dez titulares de organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI). llan Goldfajin destacou ainda que os países não podem ser coniventes com a lavagem de dinheiro e a evasão fiscal.

Para ele esses são problemas complexos que,infelizmente, fazem parte do mercado das moedas virtuais, necessitando uma fiscalização eficaz.

Ciptomoeda é um dos temas mais importantes, mas, as autoridades também estarão tratando outros assuntos. Um é a decisão dos Estados Unidos de sobretaxas as importações de aço e alumínio.

ATRASADO

Se o Brasil ainda bate o pé e não pretende regular o mercado de criptomoedas, outros países no entanto já investem neste mercado. A Venezuela, por exemplo, criou sua própria moeda digital (Petro) e anunciou que está trabalhando para apresentar uma nova criptomoeda.

Mais recentemente Israel anunciou que vai permitir negociações de diamantes através de moedas virtuais.  Cut e Carat foram criadas para servir como métodos de pagamento nas transações de diamantes e pedras valiosas.

Pelo menos no futebol brasileiro uma boa notícia, o Bragantino fechou com mais uma criptomoeda para patrociná-lo durante a temporada.

Se gostou, conheça e curta a nossa página oficial do facebook:
https://www.facebook.com/moedasvirtuaisbrasil/