Blockchain pode se tornar guardião de arquivos do Reino Unido

O governo do Reino Unido solicitou ao National Archives (TNA), que investigasse o uso de blockchain para compartilhamento de registros. O TNA é o detentor oficial dos registros do Reino Unido.

O projeto, apelidado de Arcanjo, é liderado pela Universidade de Surrey e envolve parceiros como o Open Data Institute. A iniciativa irá explorar até que ponto o blockchain pode abordar questões urgentes relacionadas ao gerenciamento de arquivos.

Em um post publicado na terça-feira, Alex Green, gerente de serviços de preservação digital dos Archives, escreveu:

“Como podemos demonstrar que o registro que você vê hoje é o mesmo registro que foi confiado ao arquivo 20 anos antes? … Como podemos garantir que os cidadãos continuem a ver os arquivos como guardiões confiáveis ​​do registro público? Para resolver esses problemas? perguntas, Archangel está explorando como podemos saber que um registro digital foi modificado e se a mudança foi legítima, de modo que, em última análise, ainda possa ser confiável como o registro autêntico. “

“Especificamente, o projeto está investigando como blockchain pode ser usado para conseguir isso”, acrescentou Green.

Leia também: Finalmente, o que é BITCOIN e AlTCOIN?

Como um dos maiores e mais antigos arquivos do mundo, o The Archives é líder no estabelecimento de padrões e melhores práticas no campo. Como tal, o projeto tem como objetivo “proporcionar um impacto vertical a setores específicos. Eles estão inseridos dentro do cenário de Arquivos e Instituições de Memória (AMIs),. Bem como impulsionam através do parceiro de usuário final The National Archives.”

O ARCHANGEL tem um prazo proposto de 18 meses. Ele está programado para prototipar um serviço de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT). Isso faz com que “colete assinaturas digitais robustas derivadas de conteúdo digitalizado físico. No entanto, o trabalho também gera conteúdo digital de nascimento”, de acordo com Green.

Quem está trás do projeto de arquivos em blockchain

A pesquisa é financiada pelo Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas, que investe mais de £ 800 milhões por ano em campos como matemática, ciência de materiais e tecnologia da informação.

Conheça e curta nossas redes sociais: 
Facebook – Twitter – Youtube – Instagram – Google Plus – Pinterest – Linkedin